link

sábado, 20 de abril de 2013

A CASA DOS HORRORES QUE HAVIA EM PORTUGAL - MITRA O CONTENTOR HUMANO


Amigos e amigas espero que tenha tido uma boa semana? Estou aqui hoje apenas com o proposito de revelar um dos maiores segredos de estado de Portugal, precisamente que tenha sido mantido em segredo e os arquivos foram já alguns anos destruídos, para evitar discussões no futuro.

Alguém se lembra de ter ouvido falar da MITRA? Ou de ter ouvido falar do CONTENTOR HUMANO?...

Se alguns dos leitores se tem esquecido ou nunca ouviu falar então acho que chegou a hora de denunciar o maior CAMPO DE CONCENTRAÇÃO que existiu na cidade de Lisboa em Portugal.

Para situar a historia no tempo e no espaço, deixo aqui o enderenço para os curiosos:

A Mitra fica em Marvila, na Rua do Açúcar, Também existe ai alguns monumentos de carácter religioso, como o antigo Mosteiro de Marvila. E nessa mesma rua existem algumas instalações de unidades fabris desde a Rua do Açúcar até Braço de Prata. Ok a Mitra fica aqui, mais informações consulte o mapa do Google e também encontra a localização exata.

Ponto numero 1, porque se dava o nome a Mitra de CONTENTOR HUMANO?

Ponto numero 2, porque será que os mídia não divulgam nada sobre este assunto e os portugueses desconhecem a historia deste lugar?... Que daria para fazer um filme de TERROR DE GRANDE QUALIDADE e RECORDES DE BILHETEIRA, ao ponde de fazer com que o lugar se tornasse o ponto forte de peregrinação para os amantes e  fãs de filmes de terror de todo mundo.

Se tentarem pesquisar a historia da Mitra que vai do tempo do Novo Império ate a queda dele e alguns anos mais para frente, pois nos anos 80 todos os arquivos desapareceram e a historia só existe agora na mente dos que ali estiveram e podem compartilhar com o mundo, a verdadeira casa dos horrores. Se alguém quiser fazer no futuro um filme devera ter o nome O CONTENTOR HUMANO, acreditem vale apena fazer uma investigação, pois desde o suspense as personagens mais estranhas; o clero, os políticos, a policia, os corruptos da época sem rosto e por fim os diretores que passaram por esta instituição.
Há uma personagem que ainda vive e tem tentado expor ao mundo os reais acontecimentos deste lugar cheio de secretismo, o nome dele é Manuel José Santos Barão, que foi destacado para ser enfermeiro na Mitra.

Retirado do site do sr Manuel Santos Barão

“Foi através deste concurso público que realizei a minha admissão na Mitra. Após entrevista com a diretora do serviço de pessoal e recursos humanos do Centro Regional de Segurança Social de Lisboa, foi-me solicitado a minha imediata entrada em funções, com todas as garantias do funcionalismo público, inclusive a garantia de frequência de um curso de formação para coordenar os serviços de enfermagem da instituição, na Fundação Calouste Gulbenkian. Assim, após me ter demitido da Clínica Psiquiátrica S. Estêvão e do Centro de Enfermagem de Oeiras, iniciei funções na Mitra em 1981.”

Manuel José Santos Barão – Antigo enfermeiro na Mitra

Nesse site pode ler um pouco mais sobre a sua passagem pela Mitra.

CONTINUAÇÃO E LINHA DE PENSAMENTO

Tomei a liberdade de escrever sobre este assunto que deveria ser investigado e por os criminosos no banco dos réus face ao secretismo envolta desta casa e pedir explicações exatas relativamente ao desaparecimento dos arquivos terem desaparecidos e porque?

Eu estive nesta instituição, assim como o meu irmão e irmãs e acreditem se o meu irmão não me tivesse ido lá tirar talvez eu teria desaparecido assim como muitos jovens desapareceram e ate hoje ninguém sabe deles, nem ninguém se interessa em saber a onde eles estão e se vivem ainda.

Um breve excerto da carta eu que enviei um amigo, revelando o ambiente então vivido na Mitra.

“Caro amigo, em continuação à carta que te enviei, gostaria de te escrever um pouco mais sobre mim. Lembras de quando te falei da minha passagem pela Mitra em Lisboa?... Então vou contar-te por escrito da melhor forma possível, pois não sei muito bem como fui lá parar. Sei apenas o que o meu querido irmão Henrique me contou. Que minha mãe nos tinha deixado numa pensão em Lisboa, enquanto ia ganhar a vida. Como muito pequenos, cada um se virava como podia. Normalmente era o Carlos Henriques que tomava conta de nós, mas deves imaginar como era uma criança de 10 anos a tomar conta de outras três (eu a Mariana e a Tânia).
Certa altura as pessoas da pensão decidiram não querer aguentar mais, e chamaram a polícia enquanto a minha mãe estava fora. Depois disso fomos levados para a Mitra, creio que em 1976. A minha mãe ainda nos tentou de lá tirar mas foi tudo em vão, pois (segundo as autoridades) a sua vida não dava garantias de estabilidade familiar. Hoje pela manhã, lembrei-me de alguns momentos vividos naquela instituição. Uma das primeiras coisa que me recordo, é que dormíamos todos num grande dormitório, com meninos de um lado e meninas de outro. Para ir ao quarto de banho tinha de passar por um corredor no qual havia no chão um pavimento em vidro, e numa certa noite ao passar lá, reparei que um dos vidros estava quebrado, e eu não resisti a espreitar. Acredita, antes o não tivesse feito. Durante anos essa mesma visão me perseguiu. O que vi foi um morto dentro de um caixão e a seu lado a viúva que o velava com prantos e lágrimas. A partir dessa data nunca mais fui o mesmo, e à noite preferia urinar na cama a ir ao quarto de banho.

Outra ocasião fui separado das minhas irmãs, (o que me fez sofrer ainda mais) para um sector só de rapazes. Outra prova que tive de enfrentar foi a de ir à escola, pois no caminho tinha de passar pela tal casa mortuária. Como todos eram pobres, as nossas roupas eram oferecidas, e só as trocávamos semanalmente. Um agente da polícia com um lençol branco amarrado pelas pontas despejava as roupas numa grande mesa, e cada um tinha de se virar. Muitas vezes cheguei a andar com calças muito largas e sem meias, mas durante a semana íamos trocando uns com os outros. Passei por outras experiências dolorosas e alucinantes que nem é conveniente relembrar, mas também tive experiências positivas. Foi na Mitra que tive o meu primeiro contato com a arte por volta dos meus oito anos de idade.”

Miguel Westerberg 

Os castigos na Mitra era da forma mais horrorizam-te e imaginável que deixaram traumas irreversíveis para toda a vida, comparado a lavagens cerebrais  é impossível descrever exatamente igual como eles eram aplicados, pois só as mentes mais perversas podem conceber tais coisas.
Em poucas palavras os jovens que ia parar nesta instituição era levados como gado para ser tosquiados e as vestes era oferecidas pelos pupilos do exercito português. Não havia meias, cuecas nem cintos. As roupas eram espalhadas e postas numa mesa de cerca de 2 metros, os  chuveiros eram coletivos e pasta dos dentes ou escava dos dentes nunca vi uma ate aos meus 8 anos idade que sai de lá.
A escola era péssima e maus tratos e ninguém aprendi nada quando sai em 1981 para ir par oficinas de São Jose do Porto tinha como já disse atrás 8 anos de idade e foi com essa mesma idade que entrei para primaria, não sabendo absolutamente nada de nada, nem a letra A sabia escrever.
Quem tomava conta de nós era policia e raramente estavam presentes, deste modo estávamos entregues aos alunos mais velhos que faziam o que queriam com os mais novos, abusava e violentava com castigos severos e macabros. Explos.: ficar com as mãos debaixo dos joelhos virados para uma parede durante horas e horas ate cai. Batiam e tornavam a bater sem parar ate sangrarmos. Roubava as poucas coisas que tinha e nos assustavam durante a noite a terrorizando por dias a fim, causando traumas irreversíveis.
Havia uma casa mortuária e obrigatoriamente tínhamos que passar por ela e a noite como já descrevi na carta em cima que ficava no corredor que dava acesso ao banheiro coletivo. Ainda hoje é possível ver, tente ir lá e imagine-se ai nesse tempo, se conseguir.

Porque o governo português escondeu a historia envolta desta instituição? 
Que mais se esconde e que o povo português desconhece?
 Quem são os verdadeiros culpados e porque será que os rostos destes não são revelados? 
Porque não se abre um inquérito ou porque será que os mídia não se interessam por esta historia?
Ate quando os fantasmas que habitam no LIMBO ficarão a espera de justiça a fim de ser soltos?
Deixo aqui um apelo a justiça ou alguém que tenha poder neste país para abrir um processo contra os possíveis responsáveis por tais crimes cometidos, a fim de trazer paz aos que ainda estão vivos e ainda esperam por JUSTIÇA.

MIGUEL WESTERBERG – EX-ALUNO DA MITRA DE 1977 ATE 1981
Em memoria de todos os que sofreram e sofrem ate hoje dedico esta informação.
MITRA O CONTENTOR HUMANO 

Nenhum comentário:

TOP BLOG

TOP BLOG
miguel westerberg

PAGINAS QUE TEMPO RASGA UM LIVRO DE MIGUEL WESTERBERG

PAGINAS QUE TEMPO RASGA UM LIVRO DE MIGUEL WESTERBERG
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Miguel Westerberg

Miguel Westerberg
Livro - Paginas que o tempo rasga

Páginas que o tempo rasga - miguel westerberg